Wednesday, January 24, 2007

Paul Cèzanne (1839-1906)

Foi um pintor francês. Filho de um abastado comerciante, teve facilidades na sua vida, diferente da de muitos pintores famosos como Van Gogh, por exemplo, que viveu e morreu na miséria. Estudou na sua cidade natal, onde ficou amigo do escritor Émile Zola. Em 1861 foi estudar em Paris, onde conheceu os futuros impressionistas. Em 1878 voltou à sua Provença natal. A partir desta data passou a desenvolver uma arte pictórica pessoal e sumamente original. Até 1895, data em que o mercador Volard lhe organizou uma exposição, a sua arte não era reconhecida. Após uma carreira inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objectos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para as suas composições únicas.
Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. A sua concepção da composição era arquitectónica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais pela captação destas formas do que pela representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reacção de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
Ele cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos.















Fontes:
Imagens e Texto

No comments: