Wednesday, January 24, 2007

Paul Klee (1879-1940)

Considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza, este pintor dedicou-se durante a toda sua carreira a buscar o ponto de encontro entre a realidade e espírito. Klee estudou com o mestre Von Stuck em Munique. Depois de uma viagem pela Itália, entrou em contacto com os pintores da Nova Associação de Artistas e finalmente uniu-se ao grupo de artistas do Der Blaue Reiter.
Em 1912 viajou para Paris, onde se encontrou com Delaunay, que seria de uma vital importância para as suas obras posteriores. Klee escreveu: "A cor, como a forma, pode expressar ritmo e movimento". Mas a grande descoberta ocorreria dois anos depois, na sua primeira viagem a Túnis. As formas cúbicas da arquitectura e os graciosos arabescos na terracota deixaram a sua marca na obra do pintor. Iniciou uma fase de grande produtividade, com quadros de carácter quase surrealista, criados, segundo o pintor, em cima de "matéria e sonhos". Entre eles merecem ser mencionados Anatomia de Afrodite, Demónios, Flores Nocturnas e Villa R.
Depois de lutar durante dois anos na Primeira Guerra, Klee juntou-se em 1924 ao grupo Die vier Blauen, mas antes apresentou as suas obras em Paris, na primeira exposição dos surrealistas. Paralelamente, começou a trabalhar como professor em Dusseldorf e mais tarde na escola da Bauhaus em Weimar. Em 1933, Klee emigrou para a Suíça. A sua última exposição em vida aconteceu em Basiléia, em 1940. Além da sua obra pictórica, Klee deixou
vários trabalhos escritos que resumem o seu pensamento artístico.














Fontes:
Imagem
Imagem2
Imagem3 e texto

No comments: